Expedições Pantanal Patagônia

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Escolha dos pneus

          Os pneus são um importante item que merecem atenção especial. Existe à disposição no mercado uma enorme gama de medidas e desenhos, para as mais variadas aplicações. É necessário definir qual será o roteiro da expedição, terreno a ser percorrido e distância total, para acertar na escolha do pneu.  

          De uma forma geral, independente da marca, os pneus para utilitários são classificados em porcentagem de aplicação off-road, como 50% off-road, 30% off-road, e assim por diante. Pneus chamados “lameiros” ou, em inglês, mud, possuem sulcos profundos e espaçados, e são ideias para aplicações em média 70% off-road, e quando utilizados no asfalto apresentam ruído e desgaste excessivos. 

          Como em uma expedição são percorridas longas distâncias em trechos de asfalto, os pneus ideais são os chamados “todo terreno”, que são de uso misto, se comportando bem no asfalto e em incursões off-road não muito pesadas. São pneus com sulcos menos profundos e mais juntos se comparado aos lameiros. Possuem como característica a alta durabilidade e o baixo ruído quando utilizados somente no asfalto. 

          Uma solução para a incursão em terrenos cobertos por lama ou neve quando se está usando pneus de uso misto são as correntes, que envolvem todo o pneu e pode ser comprada na maioria das lojas de acessórios para jipes. Com elas, ganha-se muito em aderência nas situações extremas, e são colocadas em poucos minutos por alguém que tenha prática. 

          Quando se planeja uma expedição para regiões com precipitação de neve, a corrente é um item obrigatório para as rodas que tracionam, e quando estão sendo utilizadas, a velocidade de segurança é de 40 km/h.

Pneu lameiro, voltado ao uso em terrenos com muita lama.

Pneu de uso misto, ideal para expedições

 
Parceria:
Banner